30 de outubro de 2020

Os pais têm sim um filho preferido e é o mais velho, estudo confirma!

Os pais sempre dizem que amam todos os filhos da mesma maneira, mas basta fazer algumas perguntas (e talvez conferir o álbum de fotos da família) para perceber que eles têm preferência por um deles.

A socióloga de família Katherine Conger e seus colegas do Departamento de Desenvolvimento Humano e Comunitário da Universidade da Califórnia-Davis fizeram uma pesquisa que concluiu o que todos nós já suspeitávamos: Sim, há um filho favorito!

O estudo foi intitulado como “Ligações recíprocas entre pais diferenciais, preconceito percebido e auto-estima: um estudo longitudinal de três ondas” e contou com a participação de 384 pares de irmãos com quatro anos de idade e que viviam com a mamãe e o papai.

Os pesquisadores acompanharam esses voluntários por 3 anos, perguntando a pais e filhos como eram as dinâmicas, rotinas e hobbies da família. Eles também foram desafiados a resolver diferentes tipos de conflitos para observar seu comportamento.

No final do estudo, os sociólogos concluíram que 70% dos pais e 74% das mães deram tratamento preferencial e mais atenção ao primogênito. Como este foi o primeiro filho que tiveram, os pais lhe deram toda a atenção, mas também exigiram um comportamento melhor quando os irmãos nasceram.

Embora os pais tenham negado a existência de distinções, as crianças mais velhas do estudo perceberam seus privilégios e também os irmãos mais novos perceberam a diferença no tratamento e a consideraram injusta.

Redação

Texto criado pela redação do Notícias Interessantes.

View all posts by Redação →
Comente com o seu perfil do Facebook:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *